Tipos de Perícia do Instituto de Criminalística

PERICIA EXTERNA

Perícia contra a vida

    
Na área de crimes contra a pessoa existe apenas um tipo de perícia, que é a perícia de local do crime, baseando-se no critério da presença ou não de um corpo, ossada ou mesmo um feto. São as pericias realizadas em locais locais de homicídios, acidente ou mortes aparentemente naturais, nos quais a vitima seja socorrida, bem como aqueles relacionados as modalidades tentadas, por exemplo, locais de tentativa de homicídio, juntamente com outras variedades de locais, como os de lesões corporais, seqüestro, cárcere privado etc.
     - Perícia de local de morte violenta
     - Perícia de local de cadáver encontrado.
     - Perícia de local de ossada encontrada.
     - Perícia de local de feto encontrado.
     - Perícia de local de aborto.
     - Perícia de local de ação violenta.

Perícia contra o patrimônio

     Procedimentos periciais realizados em maior incidência de delitos na modalidade dos crimes contra o patrimônio, residências, e principalmente as de estabelecimentos comerciais que são furtados com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa; com abuso de confiança ou mediante fraude, escalada ou destreza; com emprego de chave falsa; mediante concurso de duas ou mais pessoas.
    

Exame pericial em local de acidente de trânsito

     Os procedimentos periciais realizados em local de acidente de trânsito com vítima fatal.


PERÍCIA INTERNA
     
Exame documentocospia forense

     É a parte da criminalística que estuda os documentos para verificar se são autênticos, em caso contrário determinar a sua autoria.

Exame de informática forense

     Os meios informatizados postam novos desafios associados a duas questões: complexidade de dados e quantidades de dados.
     A complexidade de dados são representações digitais de idéias, sinais e conceitos, necessitando de tradução para sua compreensão. A quantidade de dados é o volume de informação encontrado em casos comuns ultrapassando os limites usuais, como em investigações que resultam nas apreensões de documentos em papel e outros objetos, pois o mais simples computador é capaz de armazenar centenas de milhares de documentos em sua forma eletrônica. 

Exame de balística

     Essa área do conhecimento pesquisa as armas de fogo, sua munição e os efeitos dos tiros por elas produzidos, sempre que tiverem uma relação direta ou indireta com as infrações penais.

Identificação veicular

     A identificação dos veículos é realizada através de um conjunto de dígitos gravados ou inseridos na sua estrutura e em vários locais do mesmo, denominada numeração do chassi. Além dessa numeração, o veículo também é identificado através de plaqueta de identificação e ou autocolante em seus agregados como motor, carroceria, caixa de cambio e eixo.

Perícia de Laboratório

As perícias de Laboratório têm por atribuições a realização de perícias e pesquisas forenses com o uso de materiais, métodos e profissionais das áreas de ciências, envolvendo Biologia, Bioquímica, Química, e Física, na elucidação de um fato criminal.

    SIGA A GENTE  

    Governo do Estado de Alagoas
    © 2021 - 2024 - Versão 1.0

    menu