NÚCLEO DE APOIO PSICOSSOCIAL (NAPS)

A declaração Universal dos Direitos da Vítima preconiza que esta receba assistência material, médica, psicológica e social necessárias, através dos meios governamentais, ressaltando a importância para a restituição da paz social.          

A Secretaria Coordenadora de Justiça e Defesa Social e o Instituto Médico Legal "Estácio de Lima", em consonância com a política de valorização da vítima, entendem como fundamental um atendimento direcionado às pessoas em situação de violência. Por isso, em Dezembro de 2002 foi criado o Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS), com o objetivo de oferecer um atendimento especializado a mulheres e crianças vítimas de violência, que chegam ao IML para se submeterem ao exame de corpo de delito.           

As atividades do Núcleo baseiam-se em acolhimento, apoio psicossocial, esclarecimentos e orientações às vítimas. Nos casos em que se faz necessário um acompanhamento prolongado, seja em nível médico, psicológico, social ou jurídico, a pessoa vitimada é encaminhada para outras instituições com as quais o NAPS tem parcerias.
         
© Copyright by 2003 - Governo de Alagoas
SCJDS - Polícia Civil - DETEINE - DINFO

    SIGA A GENTE  

    Governo do Estado de Alagoas
    © 2021 - 2024 - Versão 1.0

    menu